Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Quando a democracia vence os tiranos


O grito de democracia poderia muito bem ser traduzido como CHEGA DE INJUSTIÇA ou TIRE A MÃO DO MEU BOLSO! e isso são (digamos) gritos até diplomáticos, por que se a pergunta for feita a cada manifestante que compõe uma marcha contra a corrupção poderíamos ouvir cada tradução que dispenso meus comentários. Risos!

É fato que a corrupção institucionalizada (dentro de governos) causa uma desgraça de longas proporções. Pense você quando um deputado, um ministro ou um prefeito desvia alguns milhões de reais justificado em empresas laranja ou em compras super faturadas; aquelas em que o valor é um, mas o pagamento é bem outro, mas conhecida como LAVAGEM DE DINHEIRO.

Infelizmente não vivemos uma democracia plena e a corrupção é o diagnóstico desta fala. Ainda há muita a se fazer, há se pensar e a se dizer sobre o empate entre DEMOCRACIA E CORRUPÇÃO no BRASIL e, diga-se de passagem, que já avançamos muito comparado há algumas décadas atrás.

O controle sistêmico que havia entre países ricos, países pobres, governos sucateados, governos subalternos, pobreza extrema, educação medíocre, falta de informação, religiosidade direcionada e as estatais estão cada vez mais desarticuladas e isso de deve a força do conhecimento e da informação estar mais acessível aos menos favorecidos, ou seja, o povão.

Outro dia conheci um Gaucho que brincou comigo insinuando que deveríamos defender a campanha TIRA A CHUPETA, ou seja, nunca reeleger candidato para o executivo e para o legislativo, desta forma tiraria a possibilidade da continuidade da corrupção. O que não sou a favor por acreditar na celebre frase “em time que se ganha não se faz alterações.

Ainda hoje o Jornal Bom dia Brasil da rede Globo noticiou que o credito do Brasil no mundo cresce por sua economia e devido à crise alarmante que assola Países da Europa.

A Democracia segue crescentes e os ditadores e sua mídia vendida segue em queda e isso reflete no Congresso Federal, na carteira de trabalho, nas universidades, no olhar ao cotidiano, no número de Deputados, Prefeitos, governadores e Senadores que sustentava ou sustentam a base para a velha política sem democracia, sem participação popular.

Há muito a se fazer, mas estamos no caminho certo!

Democracia para dentro da cabeça!

Um abraço a todas e a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário