Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Um monstro que alimentamos a todos os dias


Diariamente, todo os dias e as vezes em horas ouvimos menção a corrupção, seja grandes escândalos que envolva grandes somas de dinheiro, seja pelos médios em que policias  praticam a injustiça e alimentam o tráfico com armas, drogas e toda sorte do  que é impuro perante as leis criadas  para dá base a justiça e os pequenos, pequenos sim, mas notáveis.
Lembra quando uma criancinha mostra a outra um lindo brinquedo e há momentos em que os pais têm que interferir se não há mordidas e puxões de cabelo. Será que daí que começa a lei da vantagem? Brincadeira!

O fato é que a corrupção está em todos nós  tão certo quanto o ar que respiramos, e ela se isenta de cor, classe social, religião, status e outras divergências sociais.

Alguns a conhece como jeitinho brasileiro, molejos, malandragem, jogo de cintura, habilidade de se "dar bem" em uma situação apertada. O fato é que a consciência sempre paga a conta. Ao menos a conta é paga no abstrato.

E se você acha que esse jeitinho nasceu no tempo da seu avô, engana-se. No Éden após Eva conceber entendimento do bem e do mal quando cobrada por Deus ela acusou a serpente e Adão Quando cobrado colocou a culpa na mulher que o Criador deu a ele, ou seja, mesmo com o entendimento do erros ambos encontraram UM JEITINHO para dizerem: Fizemos, mas não teríamos feito se, se, se, se... o SE se tornou um ótimo recurso para justificativas. risos!

Dando continuidade ao assunto encontramos, por exemplo, fugidinhas mais cedo do trabalho, dor de cabeça para não transar, o famoso não recebi para não pagar a prestação na data combinada, deputado que coloca dinheiro na cueca, outros que oram agradecendo a Deus depois de ganhar uma bolada via CORRUPÇÃO, leis criadas para beneficiar padrinhos e por aí vai. Se eu continuar o texto vai ficar cansativo.

Mais quando isso tudo acaba? quando deixaremos de alimentar esse monstro que nos devora, nos machuca, nos violenta de várias formas?

Talvez você ache que exagero, mas quando não encontramos escolas dignas para absorção do conhecimento, quando sabemos que policias ganham uma quantia que não justifica a salubridade da profissão, quando policias deixam verdadeiras latas velhas passarem pelos postos por dinheiro e essas latas velhas as vezes provocam acidentes e levam vidas e sonhos de outrem embora, quando prefeituras lavam dinheiros através de notas fiscais (muitas vez com empresas privadas), quando senadores e deputados  e vereadores não comparecem aos seu trabalho para fiscalizar o executivo..., ...., ....

Os filósofos sabiam disso, sabiam que é da natureza do homem ter vantagens em tudo e a toda hora e por isso na Grécia antiga, divinos discursos em praça pública tentavam persuadir os jovens da época com utopias de que a sociedade dos sonhos só seria possível quando puros filósofos chegassem ao poder, ou seja, homens com total controle da razão para governar a POLIS. Mas a velha e sagaz corrupção que abraça a todos matou alguns, perseguiu outros e esse discurso foi perdendo o brilho, a lucidez e a verdade aos ouvidos dos homens, e, diga-se de passagem, que encontra eco até hoje. Tiririca que o diga. ABESTADOS!!!! rsrsrsrs

Preciso concluir, mas o assunto é vasto e rico em historias.

Mas serei forte e resistirei. Quem sabe não tenha outros apartes sobre esse vírus social que abraça a mim, a tu, a ele, a nós, a vós e a eles.

Esse é um pequeno relato do monstro que criamos, cuidamos e alimentados a cada dia com pequenas, médias e grandes ações.

Uma boa quinta-feira a todos!

4 comentários:

  1. EI VC AI, ME DA UM DINHEIRO AI, ME DA UM DINHEIRO AI RS RS RS...

    TO PEDINDO, NÃO ESTOU ROUBANDO,NEM SUBORNANDO, NEM TRAFICADO E NEM ME CORROMPENDO E NEM MUITAS COISAS MAS QUE SE FOSSE ESCREVER AQUI PASSARIA O DIA INTEIRO E NÃO FARIA MEU SERVIÇO AQUI NO TRABALHO, QUE É DE ONDE TIRO DINHEIRO (MEU SALÁRIO CLARO), PARA PAGAR MINHAS CONTAS, ESTUDOS, ALUGUEL,INTERNET, TELEFONE, ÁGUA, LUZ E DEDUCAÇÃO DA MINHA FILHA...

    ResponderExcluir
  2. É meu amigo o sangue que corre nas veias de muitos é o mesmo que corre em nós, só tem um porém somos de carater diferente,de pensamentos positivos e acreditamos no mundo melhor ainda que "eles" os faça-nos perceber que as grandes coisas se tornam pequenas demais quando nós os "diferenciados" e pequenos acreditamos que sempre pode-se mudar. Mudar talvez a forma de pensar, talvez a forma de agir e simplesmente ate de sorrir...
    O que me chama atenção é perceber que podemos tanto quanto a "eles" e não tiremos um segundo se quer para uma dedicação ampla no assunto! Assuntos estes que são avançados na linguagem do homem moderno, do homem capaz, do homem de garra e gana por seus objetivos. Falta-nos coragem!Falta-nos ousadia! falta-nos tempo!Só não vai faltar nunca é a percepção de querer mudar sempre!

    Joice silva

    ResponderExcluir
  3. Realmente este 'jeitinho brasileiro' vem de nossos antepassados, mas como diz uma professora da faculdade - Os políticos não são corruptos, nós é que corrompemos eles - e somente NÓS podemos mudar este paradigma e estigma do brasileiro. Como foi citado no texto "é isenta de cor, classe social, religião, status e outras divergências sociais".

    Sonhamos com um Brasil onde não precisará virar notícia quando alguém encontrar um bolsa cheia de dinheiro e entregar ao dono!

    ResponderExcluir
  4. Realmente este 'jeitinho brasileiro' vem de nossos antepassados, mas como diz uma professora da faculdade - Os políticos não são corruptos, nós é que corrompemos eles - e somente NÓS podemos mudar este paradigma e estigma do brasileiro. Como foi citado no texto "é isenta de cor, classe social, religião, status e outras divergências sociais".

    Sonhamos com um Brasil onde não precisará virar notícia quando alguém encontrar um bolsa cheia de dinheiro e entregar ao dono!


    Cleide Costa

    ResponderExcluir