Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Os comunistas salvará o planeta?

Bom dia!

Nossa! hoje assistindo ao telejornal e como de costume passando os olhos no folha online (amo a internet!) vi e ouvir algumas informação falando da crise financeira que está em alta na EUROPA, EUA e parte da Ásia. Talvez você já esteja pensando. Sim, mas o que há de novo nisso, já teve outras crises desse tipo, altos e baixos nos mercados asiáticos, europeu e americano (norte), mas sempre houve um "final feliz"

Opa! não sou economista (apenas assisti aulas na faculdade), mas algo mudou desde o início da era GLOBALIZAÇÃO. Vamos pensar um pouco!

Antigamente quando a economia não ia bem dentro das economias das grandes potências econômicas globais soluções surgiam do consenso das economias aquecidas e estabilizadas destes. Pedir empréstimo a FMI e aos BLOCOS ECÔNOMICOS era coisa de países emergentes. Sem contar que os países emergentes eram obrigados economicamente a privatizar (aos países ricos) serviços, sobretudo, serviços essenciais por incapacidade financeira, tecnológica e profissional. Esses países eram encarados como o curral ou quintal dos países ricos.

Bom... mas Luciano e onde se encaixar o titulo dessa postagens, ops.. já ia esquecendo (me empolguei).

A proposta deste espaço sempre foi uma releitura das informações, ou seja, um olhar desassociado do controle da globalização. Se pensarmos um pouco mais vamos perceber que os países que historicamente detém mais de 50% da riqueza de todo o planeta estão em crise desde o estouro da crise de 2008 (crise começada nos EUA em 2001) e de lá para cá os mercados emergentes como Brasil, China (hoje 2ª potencia mundial) Índia e Rússia vem aparecendo na mídia internacional como locomotiva de crescimento e desenvolvimento e daí vem o paradoxo. Que paradoxo?

Para o mundo e principalmente para os EUA o Brasil e a America do Sul sempre foram (olha as aspas) "aliados" da América Central. E, diga-se de passagem, que estudantes que lutaram pela democracia nos anos 60 foram massacrados pelos militares que tinham total apoio dos EUA com o discurso de que esses eram comunistas. Engraçado não? Lula, Dilma, FHC e Serra eram do movimento.

A Rússia depois da Segunda grande guerra por disputa de pódio de quem seria a chefia bélica (olha as aspas!) foi "comercializada" pela mídia como comunistas, uma possível ameaçada para o mundo, mas com a ressalva de que o Tio Sam estava de olho para não deixar o mal agir.

A China sempre foi vendida como um país desumano, um Estado de ditadura ( e os "globoalizados vão nessa onda" eba!) e também pintado como um comunismo que não fazia bem.

Bom, a verdade é que os países ricos consumiram , consumiram e consumiram, mas consumiram tanto que até o seu antigo discurso histórico foi atropelado pela gulodice do status e hoje essas economias pedem ajuda.

A mídia reportou hoje que metade da riqueza da china comunista daria para pagar a divida de vários países em crise na EUROPA.

Portugal (exatamente!, o mesmo que devorou a nossa riqueza primária) está endividado com o FMI e nas reuniões para resolução da sua crise o BRASIL estava presente para ajudar o COMPANHEIRO!

Os EUA somam 46.200.000 de pessoas abaixo da linha da pobreza e o  desemprego está em alta por lá, ao passo que o Brasil bate recordes de empregabilidade na 1ª década do presente século comparada a última do século 20.

Para Fechar saibam que os países (olha as aspas) "emergentes" Brasil, China, Rússia e Índia formaram um bloco que está caindo na graça dos economistas.

O Brasil está sendo visto como modelo para mudar a realidade (os comunistas dos anos 60 estão no poder) de muitos países.

Neste sentido acho que posso dizer: salve os comunistas.

Vocabulário (tô chique)> Comunismo: Sistema social, político e econômico baseado na propriedade comum dos meios de produção e eliminação de lutas entre as classes sociais. 

Um abraço!
Luciano Neves

3 comentários:

  1. Luciano além de varias informações do meio econômico e histórico vc está de parabéns na forma de se expressar vocabulário rico e fácil de compreender. O texto do Festival de Primavera tb ficou legal.

    Uma musica é boa quando desperta o prazer de ouvi-la por completo, um texto é bom quando empolga o leitor a ler a ultima linha seu texto é um deles.

    Joacy Ramos

    ResponderExcluir
  2. BEM VAMOS EMBORA QUE ESPERAR NÃO É SABER, QUEM SABE FAZ AGORA NO ESPERA ACONTECER...

    ESTAMOS FAZENDO ACONTECER E VIVA O BRASILLLLLLLLLL COM (S)CLARO RSRSSR

    ResponderExcluir
  3. Brasil, Brasil...
    É muito bom ajudar as grandes potencias isso só mostra que os pequenos paises descartados são agora prioridades! Vamos aproveitar a boa fase só assim conseguimos enchergar que os grandes sempre sobreviveram dos pequenos!!

    ResponderExcluir