Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Controvérsia no todo em Valença



Um hino é um belo canto, um hino é a poesia do compositor, um hino é ordem de vida de um povo!

Cada hino tem sua importância, seja ela histórica ou heróica, deveras é que na maioria das vezes, este expressa o passado, dirimi o comportamento presente e mostra caminhos para o futuro.

Ficou claro que o conteúdo de um hino é de grandiosa importância.

Mas se isso é a pureza da verdade dos hinos, como explicar tamanha controvérsia entre a expressividade da letra e as dissonâncias gritantes no dia a dia do povo?

A VALENÇA CANTADA NO HINO NÃO SE PARECE EM NADA COM A REALIDADE QUE VIVEM SEUS MUNÍCIPES DA VALENÇA ATUAL

HOJE: desemprego, trânsito caótico, altos indices de violência urbana, descaso com a saude pública, vias municipais esburacadas, abandono público no Guaibim, descaso no destino do lixo (jogado a céu aberto na estrada do Orobó há anos), escolas municipais abandonadas na zona rural, postos médicos desativados, falta de incentivo público para trazer empresas para a cidade, execução de obras sem fins sociais, e tantas outros descaso.

Cadê os vereadores que tem como função principal fiscalizar e criar leis que beneficie a comunidade? cadê o povo que vota consciente? cadê a sociedade que sabe revindicar seus direitos? cadê o prefeito que observa a IGUALDADE E TRANSPARÊNCIA EM SUA GESTÃO?, cadê os protestos nas redes sociais? cadê?, cadê? e cadê?

Que a nossa sociedade repense seus deveres e direitos e que pesquise, analise e use seu voto para dar poderes a prefeito e vereadores com equidade social e senso justiça para que haja harmônia entre o hino e o dia a dia dos cidadãos valencianos.

Abaixo está o hino da nossa querida Valença. Peço sua reflexão!


HINO DO MUNICÍPIO DE VALENÇA – BAHIA

Eu me orgulho de ti, minha terra,
Sou teu filho, hei de sempre te amar;
Este teu solo riqueza encerra e o teu povo te encerra no altar.

(Coro)

Valença nunca vencida,
Valença terra de paz.
Tu és sempre a “Decidida”
Comigo sempre tu estás.

Teu progresso teu solo querido
E a confiança que vens merecendo,
Nascem da fibra destes teus filhos
Que te querem ver sempre crescendo.

(Coro)

Teus brasões são tua fé, tua bandeira,
Tua glória, este povo viril.
De humana gente, tão hospitaleira,
Tu és grande entre as grandes do Brasil.

(Coro)

Valença nunca vencida,
Valença terra de paz.
Tu és sempre a “Decidida”
Comigo sempre tu estás.



2 comentários:

  1. E por isso que digo.... Hino nos dias atuais é como história contada, não passa de fatos vividos em outrora. Quando ouço, ou leio o cadê tal coisa, ou outra, pergunto-me cadê a Educação de qualidade?

    Como diz Aristóteles (se não me engano!) - " penso logo existo" Só que até para pensar, ter coesão, raciocínio lógico é necessário Educação.

    Vamos abraçar a politica de Educação de Base que essas perguntas e/ou procura serão respondidas como árvores frutíferas do outono.

    Att: Gustavo Santos

    ResponderExcluir
  2. Verdade Gustavo, é imprescíndivel fortalecer a base da educação para que o amanhãs seja ao menos parecido com o sonho do hoje!

    Um bom dia!

    Luciano Neves

    ResponderExcluir