Páginas

sábado, 10 de setembro de 2011

IRONIA Pública no Festival de Primavera 2011?



Mais um festival aconteceu e foi (como esperado) maravilhoso de todos os pontos de vista possíveis. Ora, para os amantes da música não há do que reclamar. Veja você se é sempre que se curti Jau, Vanessa da Mata e Capital inicial de graça, free, livre etc.

Do ponto de vista econômico também foi ótimo. Conversei com um comerciante da 2ª praia, E o relato foi: Ano passado foi melhor que esse, mas tá bom. O evento é algo que foi criado, o que vir é lucro, não estou reclamando é que o brasileiro reclama de tudo mesmo (risos).

Bom... teve calor humano, alegria, solteiros se arranjaram e toda sorte de pessoas e empresas se beneficiaram positivamente com o festival de primavera. Mas um olhar atento, uma consciência aguçada não deixa passar "certos pequenos grandes detalhes" que fazem a diferença para poucos que se encaixam nesta classe; e diga-se de passagem, que é um calo no pé de alguns "grandes pequenos homens e mulheres".

Aí, eu peço a sapiência para que analisemos um ponto: Aos que curtiram o evento e olhou o mesmo de todos os ângulos tem muito, mas muitos elogios a tecer a administração local que em parceria com a Caixa, Governo Federal e demais parceiros mostraram que é possível atrair o turista na baixa estação e gerar renda para a comunidade, e de fato gerou.

Mas quando analisamos a constituição e entendemos que tudo que é público é para benefício de todos e para todos sem distinção de cor, classe ou qualquer outra forma de preconceito criada pelos "históricos predadores" por conta do PRINCÍPIO DA IGUALDADE. Neste sentido ver em um evento público um CERCADINHO COM TOLDOS para servir bebidas de toda sorte de cores e marcas, salgadinhos e outras delicias para vereadores, secretários, grandes nomes da política local e regional é no mínimo uma GRANDE IRONIA. Ora, gastar dinheiro público para se separar do público? (estranho!), gastar dinheiro público para privilegiar um pequeno grupo de amigos nos faz lembrar o uso da ironia que com muita inteligência empregou Caetano quando em outras eleições perguntaram a ele sobre o que ele achava dos presidenciáveis e ele respondeu: "É maravilhoso tudo é lindo".

Mas talvez eu esteja enganado, vai está tudo justificado em notas e afiados discursos. Afinal de contas " pagode, pagode, o povo gosta é de pagode”.

Em 2012 o festival de primavera acontecerá em plena campanha eleitoral municipal e tenho a PLENA CERTEZA que não terá cercadinho, os "notáveis" estarão ao lado do povão dizendo que sente e compartilha de todos os anseios da comunidade (inclusive estarem no mesmo "cercado"), que a comunidade é bla, bla, bla... e quando passar as eleições?. Respondo: Se não exercitarmos o voto de opinião o ciclo continuará.

Tenho um grande amigo que sempre brinca fazendo uso da IRONIA, e nestes momentos ele diz: "Enquanto houver otário, o malandro não morre de fome".

Que 2012 a reflexão nos mostre o passado, o presente e as nossas escolhas continuem a nos abençoar rumo ao futuro.

Festival de Primavera de 2011 eu fui... 

6 comentários:

  1. Ótimo texto Luciano, infelizmente o Povo não presta atenção neste detalhes e continua a apoiar um sistema "governamental" fajuto. Sou a favor do Festival de Primavera mas, seria mais a favor ainda que a Prefeitura investisse em Educação no município (o que não se ver).

    Gostei do Blog, e sempre estarei por aqui dando alguns comentários.

    Forte Abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua percepção. Se cada pessoa tivesse um pouco de "sapiência" e parasse para analisar os fatos, talvez estivesse tudo diferente...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Lobão, esse é um espaço para o debate, para os amigos do futuro. Abração!

    ResponderExcluir
  4. Ainda estou analisando... vamos para os próximos capítulos do seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Muitas pessoas estavam curtindo o festival...e isso tudo acontecendo e sem perceber nada.Mais isso é mais uma lição pra sabermos em quem votar em 2012 e nosso voto não ser desperdiçado

    ResponderExcluir
  6. UMA MINORIA COMO SEMPRE IRÔNICA E RINDO, POIS ESTÃO ALI NO CERCADINHO SE DELICIANDO DAS MELHORES BEBIDAS E COMIDAS AS CUSTAS DO DINHEIRO PÚBLICO, PREFEITO E PUXA SACOS CORRUPTOS!!!

    ResponderExcluir