No ultimo fim de semana tive o prazer de conversar com pessoas que olham para a lua e a maré para programar a colheita, para revisar as redes e para encher o peito de esperança acreditando que dessa vez a pesca vai ser boa. E de fato muitas pescas tem sido boa, mas até quando será? até quando as redes de muitos pais de familias que moram na comunidade do Guaibim usaram delas para ganhar o sagrado PÃO DE CADA DIA?
São perguntas que por enquanto podemos responder, mas temo que se não houver mudanças agora, o depois pesará em nossas consciências.
Juntos a outros colegas da faculdade e acompanhado de uma geografa (Professora Noélia - Obrigado pela experiência) fomos em porta em porta conversar, ouvir e aprender com a comunidade sobre a relação que elas têm com o meio em que vivem, especialmente o MANGUEZAL (foco da nossa motivação) e nos surpreendemos com o que ouvimos de muitos pescadores e moradores.
Alguns em sua fala demonstraram ter consciência de como cuidar do mangue para que essa "mãe" continue sendo responsável por quase 95% do que o homem captura no mar, enquanto outros tentaram interagir, mas nas entrelinhas deixaram escapar que o meio ambiente nunca foi assunto de discussão. Bom, isso não nos surpreendeu tanto, pois as estatísticas nos bate na cara neste sentido.
MAS saber que alguns aos poucos estão se conscientizando em cuidar do manguezal e adotam medidas para (por exemplo) não jogar esgoto no manguezal (huhuhuhu - valeu poucos salva vidas) é magnifico. Se o entendimento terminasse aí... eu teria vindo do Guaibim para casa feliz por saber que aos poucos a comunidade está defendendo o manguezal. Mas não foi bem assim.
Tivemos a infelicidade de ver lixo quase dentro do manguezal (em algumas partes o lixo estava dentro mesmo) e moradores afirmarem que a coleta não estava sendo diária.
Moradores afirmarem que quem deveria cuidar (não precisa dizer quem é pessoal) cobra pelo serviço e despeja o esgoto... aonde (você não vai acreditar!) no MANGUEZAL.
Bom, fizemos nossa parte, elaboramos um pequeno jornal informativo explicando a importância do manguezal e os devidos cuidados que é preciso ter para que as próximas gerações possam desfrutrar dos bens que o manguezal nos presenteia e passamos para alguns moradores que moram bem próximos ao mangue.
Passamos contatos da Secretaria Estadual e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Instituto do Meio Ambiente - IMA para que possam efetuar denuncias aos órgãos competentes.
Espero que a Prefeitura Municipal de Valença através de sua Secretaria de Meio Ambiente possa visitar o Guaibim e mudar essa realidade.
Chega de abandono político, o Guaibim precisar urgentemente de politicas públicas, sobretudo politicas públicas de alcance socioambiental.
A todos quanto ler esse texto peço que elogie quando merecido, critique quando a consciência lhe incomodar e nunca, nunca seja inerte as impunidades que aconteça em sua comunidade.
A JUVENTUDE PODE CONSCIENTIZAR OS MAIS VELHOS PARA VER O MUNDO COM OUTROS OLHOS!
Luciano Neves
Parabéns Luciano pela iniciativa!Eu que tenho muito a agradecer por vocês estarem comigo nessa importante jornada em defesa da sustentabilidade sócioambiental.
ResponderExcluirAgora sim, temos mais um canal de questionamentos e porque não de reivindicações.....
Estamos com certeza fazendo nossa parte, a qual não termina na aula de sábado no Guaibim. Com certeza, nossas inquietações nao terminaram ali, algumas permanecem conosco, outras surgirão diante de tantas impunidades ambientais e desleixos social.
Precisamos de pessoas conscientes como você que abrace essas causas juntamente comigo...
Fico muito feliz que as sementes plantadas germinarão excelentes frutos.
Que Deus te abencoe e te proteja para que sua caminhada seja sempre com dignidade, comprometimento e muito sucesso.
No que precisar, sabes que poderás sempre contar comigo.
Abraços
Professora Noelia
obrigado Professora, a materia lecionada me abriu novos hotizontes e estou dando continuidade em temas relacionados.
ResponderExcluir